domingo, 20 de dezembro de 2020

Faleceu a querida Irmã Janete Torres, mst (*17.12.1940, +20.12.2020)

Partiu hoje uma grande amiga, conselheira e Missionária de Santa Teresinha, Irmã Janete Torres, que marcou muitas gerações de alunos e alunas do Instituto Santa Teresinha e era muito querida por todos nós. De grande sabedoria, alegria e carinho, ela deixará em nós uma enorme saudade por seus lindos exemplos de uma vida religiosa simples, discreta, humilde, orante e abnegada. Tinha uma forma peculiar de tratar seus alunos e alunas, sempre como “minha criança”, uma marca da educação teresiana.

Irmã Maria Janete Torres nasceu em Agrestina (PE) em 17 de dezembro de 1940, filha de José Mororó Torres e Joana Alves Torres.

No dia 18 de março de 1960, com a Vestição Religiosa, iniciou o ano de Noviciado canônico. Em 25 de março fez sua Profissão Temporária, adotando o nome religioso de Irmã Maria Janete de Santa Teresinha.

Em 02 de janeiro de 1973, festa do centenário de nascimento de Santa Teresinha, fez sua Profissão Perpétua na Congregação das Irmãs Missionárias de Santa Teresinha.


Serviu a Congregação e a Igreja em diversas funções, como:

a) Professora de 1º e 2º graus das disciplinas Educação Moral e Cívica, Ensino Religioso e História do Brasil.

b) Professora no Jardim de Infância, Alfabetização e 1º Grau (1ª e 3ª series).

c) Diretora da Escola São Miguel na Cremação, em Belém (PA).

d) Diretora do Centro Maternal em Pirambu, em Fortaleza (CE).

e) Atuação na Pastoral da Saúde, no Hospital Santo Antônio Maria Zaccaria, em Bragança (PA).

f) Coordenadora da Catequese na cidade e interior, em Bragança (PA).

g) Professora de História do Brasil na Escola Radiofônica, em Bragança (PA).

h) Vice-Superiora Geral da Congregação em um sexênio.

i) Mestra de Noviças durante 12 anos e 9 meses.

j) Conselheira Geral da Congregação em um sexênio.

k) Professora de Noviças, postulantes e seminaristas.

l) Superiora de várias comunidades religiosas da Congregação, em Fortaleza (CE), em Bragança (PA), em Roma (Itália) e em Viseu (PA).

m) Disciplinária no Instituto Santa Teresinha, de 1990 a 1996.

n) Em agosto de 1996, foi nomeada 2ª Notária Adjunta do processo diocesano do Servo de Deus Dom Eliseu Maria Coroli, por Dom Luís Ferrando em 1996.

o) Em janeiro de 2002 foi liberada para os trabalhos do processo de Dom Eliseu Maria Coroli, um de seus mais dedicados serviços.

p) Em seu último trabalho, na Cúria Diocesana de Bragança (PA), ela atualizou os registros de batizados.

Irmã Janete desenvolveu atividades diversas, sempre com muito zelo, dedicação e eficiência. Embora não sendo escritora, redigiu muito sobre a história de sua família, sobre a história da Congregação e a história de vida de Irmã Edith Almeida de Sousa, co-Fundadora da Congregação das Irmãs Missionárias de Santa Teresinha.

Concedeu-me duas entrevistas sobre Dom Eliseu Maria Coroli, que se tornaram fontes importantes sobre a biografia do bispo italiano e que foram utilizadas na escrita de dois artigos de minha autoria junto com outros colaboradores.

Em um de seus escritos, Irmã Janete disse: “Durante os anos vividos na Congregação, nunca disse um não a nada, sempre que fui solicitada para qualquer trabalho”.

Dotada de um espírito muito forte de oração, demonstrava muito amor pela vocação religiosa e pela Congregação. Foi uma grande e exemplar Missionária de Santa Teresinha e marcou a vida religiosa de diversas gerações de freiras.

Sofreu aos 78 anos um acidente doméstico, com fratura no braço e passou por duas cirurgias para corrigir o problema, sem deixar de participar, por exemplo, da Santa Missa sempre que podia. Seu lugar na Catedral de Nossa Senhora do Rosário era quase sempre o mesmo. Sabíamos que era ela, por sua presença marcante e ao mesmo tempo discreta. De sua residência na Casa Generalíssima das Irmãs Missionárias de Santa Teresinha foi acolhida e recebida na Comunidade das Irmãs residentes no Instituto Santa Teresinha entre 2019 e 2020.

Já com a saúde debilitada, completou 80 anos de vida no último dia 17 de dezembro. E faleceu santamente na manhã de hoje, no Hospital Santo Antônio Maria Zaccaria. Seu corpo foi velado na Capela do Instituto Santa Teresinha, tendo sido realizadas missa de corpo presente e exéquias. Seu sepultamento ocorreu nesta tarde, no Cemitério Santa Rosa de Lima, em Bragança (PA).

Descanse em paz, querida Irmã Janete! E como disse Santa Teresinha, de seu onomástico “Não morro, entro na Vida”!

Fonte: Congregação das Irmãs Missionárias de Santa Teresinha (2020).

Fotos: Dário Benedito Rodrigues, Cássio Henriques e Margarete Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário