sábado, 15 de dezembro de 2018

Liceu de Música e Teatro serão inaugurados em Bragança

O prédio histórico onde funcionou a antiga Escola Estadual Monsenhor Mâncio Ribeiro até 2007, totalmente restaurado e readequado será inaugurado hoje dando lugar ao primeiro Liceu de Música do Estado do Pará.

O Liceu contará com infraestrutura para a formação de músicos da região Nordeste do Pará e de todos os cantos, valorizando assim este importante segmento e que tem em Bragança grandes referências musicais. Além disso, o Liceu contará com um teatro novo, totalmente equipado e com capacidade para 270 lugares.

Vídeo 1: Divulgação da inauguração do Liceu de Música e Teatro do Liceu, em Bragança.
Fonte: Governo do Estado do Pará (2018).

Recordo aqui da audiência proposta pela então Deputada Estadual Simone Morgado onde estivemos junto ao Secretário de Estado de Cultura, Paulo Chaves, no dia 19 de setembro de 2011 na SECULT/PA, para propor a restauração do prédio da Escola Estadual Monsenhor Mâncio Ribeiro, que à época já estava praticamente degradado.

Naquela oportunidade, tratamos também do apoio do Governo do Estado às comemorações do período de 400 anos de Bragança (que foram realizadas em 2013). Paulo Chaves recebeu de nós um dossiê detalhando questões relacionadas à história do prédio, seu estado de depredação e manifestações que solicitavam sua reforma e readequação.

Imagem 1: Com a Deputada Simone Morgado após a audiência com Paulo Chaves, na SECULT/PA, em 19.09.2011. Fonte: Acervo pessoal.

Ao receber o convite do Governo do Estado para estar presente à cerimônia de inauguração que acontecerá hoje, fico extremamente feliz por ter feito parte deste processo de luta pelo Patrimônio Cultural de Bragança, apesar de todo o tempo que durou  o início e a finalização da obra, que é realmente um grande projeto.

Diversas publicações apelavam pela reforma da escola, como a publicação feita até na Revista de História da Biblioteca Nacional, em julho de 2010, na Seção Patrimônio em Perigo. De lá para cá diversas notícias foram veiculadas e algumas perspectivas divulgadas. O projeto inicial de 2010 era para que no prédio funcionasse um Centro de Memória da Educação. Em 2012, foi anunciada pelo Governo do Estado a restauração do prédio (e de mais 14 escolas) pelo Programa Mais Saber. Em 08.12.2012, outra notícia dava conta do projeto que se concretizou: o da criação do Liceu de Música e da construção de um teatro na quadra da antiga escola. Segundo a notícia, no final de fevereiro de 2013, o projeto da obra estaria concluído para licitação. E até que enfim foi concluída.

Imagem 2: Divulgação da situação do prédio na Revista de História da Biblioteca Nacional, em 2010. Fonte: Acervo pessoal, RHBN (julho, 2010).

Imagem 3: Divulgação da reforma do prédio pelo Governo do Estado, em 2011. Fonte: Acervo pessoal, Jornal Liberal (03.03.2012).

Imagem 4: Projeto apresentado em 2012 para reforma do prédio e construção do teatro. Fonte: Governo do Estado (divulgação G1.com, 10.12.2012).

Parabenizo o Secretário Paulo Chaves e sua equipe pelo belo trabalho, um presente merecido para Bragança e região. Da mesma forma, é preciso reconhecer a luta de tantas pessoas e instituições para que essa obra se tornasse realidade, como Simone Morgado, que sempre se empenhou nesse sentido, pois esta luta tem a marca de muita gente, mesmo com as críticas às vezes ácidas e contundentes de que a obra nunca seria concluída. O tempo respondeu, ainda bem. Bragança mereceu!

Vídeo 2: Vídeo de Divulgação do Liceu de Música e Teatro do Liceu, em Bragança.
Fonte: Governo do Estado do Pará (2018).

6 comentários:

  1. O Liceu resgata/reforça a vocação cultural de Bragança como Polo Cultural.Estamos muito agradecidos a essas pessoas com percepção de que Cultura é essencial ao desenvolvimento do ser humano! Obrigado! Obrigado! Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. E que tenhamos zelo pela estrutura, mas também pelo patrimônio cultural de Bragança e região, que precisam ser estudados, recuperados, bem divulgados e consolidados, como política pública forte e integradora.

      Excluir
  2. Hoje Bragança vive um novo marco na sua história , pode-se dizer que desde a inauguração da Estrada de Ferro Belém Bragança que prometia trazer o progresso para a região. Bragança não havia vivido um outro momento como este...Com a entrega do Liceu ,Bragança passará a contar em pé de igualdades com os grandes centros Culturais da América Latina...Deve-se parabenizar a todos , mas sem sombra de duvidas o artista e professor atual Governador do Estado o Senhor Simão Jatene encerrará o seu mandato com chave se ouro .Valorizar a Cultura é Valorizar a História.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Avalio que muitas e tantas obras, desde 1908 (inauguração do trecho final da extinta EFB) tiveram impacto na vida social e cultural de Bragança. E são muitas mesmo. Eu particularmente vivo e trabalho numa dessas obras - a UFPA em Bragança (instalada em 1987). Porém, ressalto que não podemos apenas vislumbrar os benefícios da estrutura construída, precisamos cuidar do patrimônio cultural como um todo, as pessoas, os ambientes, os costumes, a educação patrimonial, o sentimento de pertencimento, a identidade cultural da região que vem sendo devastada. Nisso pecou muito a gestão estadual e pecam as gestões locais. É uma obra magnífica, digna de Bragança e de seu povo. Mas é preciso cada vez mais consolidar práticas sociais e políticas públicas de Cultura como eixo de desenvolvimento e não somente para homenagear um ou outro gestor. Afinal, os recursos são públicos e muitas pessoas lutaram por esse projeto e sua finalização. É preciso reconhecer sim, imperiosamente, os méritos desse belo projeto.

      Excluir
  3. Professor eu estou feliz com essa alternativa a nossa juventude, porém me entristece perceber que ninguém se importa com os alunos sem prédio próprio da Escola Monsenhor Mâncio Ribeiro. São 1300 alunos, nos educadores lotados la, ja fizemos algumas ações e ate agora nada. Temo que daqui a pouco a Escola Centenária de Bragança desapareça, afinal, são 118 anos de História.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Encontro-me em situação bem parecida. Avalio que é um importante marco de desenvolvimento cultural. Sobre a Escola Monsenhor Mâncio Ribeiro só neste blog podes encontrar muito sobre ela, seu patrono e alguns ecos sobre a questão do prédio - como relatei inclusive na postagem. É preciso urgentemente um movimento amplo, irrestrito, social e midiático para solicitar do novo governador que construa um prédio para abrigar a Escola Monsenhor Mâncio Ribeiro, de preferência num lugar central, dando um chão a este exemplar educandário, dando dignidade à comunidade da escola e fazendo justiça ao tamanho da sua história. Vamos em frente e conte também com meu apoio e com minha solidariedade.

      Excluir