O Círio de Nazaré de Bragança, edição 2015, trará o
manto que ornará a imagem de Nossa Senhora de Nazaré confeccionado pelo
renomado estilista bragantino Carlos Amílcar Sales Pereira, um dos mais
destacados estilistas paraenses da atualidade e que também já idealizou o manto
de Nossa Senhora de Nazaré do Círio de Belém. A peça foi apresentada ao público
na Catedral de Nossa Senhora do Rosário, juntamente com os outros mantos, de
igual importância, que serão (ou foram) utilizados em outros eventos do Círio,
como a motoromaria, a carreata, o Círio fluvial e a procissão do domingo, dia
08 de novembro.
Com exclusividade para o blog, o estilista conversou
conosco e apresentou com detalhes toda a ideia, a temática litúrgica do
trabalho feito na peça e os materiais utilizados para a sua confecção, com
explicações que revelam o excelente trabalho de pesquisa realizado e a devoção
mariana do estilista. Sempre elegante e criativo, Carlos Amílcar detalhou a
peça de forma a alcançar o tema escolhido para esta edição do Círio, uma
passagem do evangelho de Lucas, quando Maria responde ao anjo que anunciou a
encarnação de Jesus: “Faça-se em
mim segundo a tua palavra” (Lc. 1, 38).
A peça poderá ser vista na procissão do Círio de
Nazaré de Bragança, na imagem preciosa de Nossa Senhora e ficará pela semana
nazarena. As fotos abaixo foram enviadas também de forma exclusiva pelo próprio
estilista e já estão disponíveis em sua página nas redes sociais. A doação desse manto do Círio de Nazaré foi do casal Durval e Vera Cabral.
Agradeço de forma especial a deferência de Carlos
Amílcar, amigo de longa data, ao blog, sempre muito gentil com o trabalho de
divulgar as coisas boas de Bragança, com profissionalismo, gentileza e humildade.
Parabéns, Bragança, pelo lindo presente e pela belíssima peça que ornará a
preciosa imagem de Nossa Senhora de Nazaré no Círio de 2015.
O Manto do Círio de Nazaré e a temática
A vontade de Deus é um fio de ouro. É como uma rede divina que tece toda a nossa vida terrena e a outra vida. Vai desde a vida terrena até à eternidade: primeiro no pensamento de Deus, depois nesta Terra e, por fim, no Paraíso.
Ao olharmos para Maria, vemos que ela é
modelo da Igreja. No Evangelho, Lucas nos apresenta o anjo que convida Maria a
entrar na alegria do Senhor. Diante de tão doce Palavra do Senhor para nós que
podemos dizer senão o que Maria disse: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em
mim segundo a tua Palavra”. Como Maria, fomos escolhidos para sermos santos sob
o seu olhar e sob o seu amor. Nós fomos predestinados para sermos os filhos de
Deus. Como Maria e com Maria digamos a Deus o nosso ‘sim’.
O manto bordado sobre cetim italiano
traz as seguintes características:
Fundo do manto: o fundo do manto foi totalmente recoberto com vidrilhos
cristais e pedrarias em tons de branco. O branco é usado nos Ofícios e Missas do Tempo Pascal e do Natal do Senhor. A cor branca é símbolo de luz, tipificando a inocência e a pureza, a alegria e a glória.
Barrado do manto: por toda a barra segue um acabamento com um delicado galão de metal, todo decorado com rosetas, fazendo menção aos altares da Catedral do Rosário em Bragança. O arremate final do manto contornados por cristais e pedras.
Barrado do manto: por toda a barra segue um acabamento com um delicado galão de metal, todo decorado com rosetas, fazendo menção aos altares da Catedral do Rosário em Bragança. O arremate final do manto contornados por cristais e pedras.
Centro do manto: ao Centro do Manto, se sobrepõe as imagens do Sagrado Coração de Jesus e
do Imaculado Coração de Maria. Sagrado Coração de Jesus simboliza o momento quando Jesus estava pregado à Cruz, conforme descreve o Evangelho de João, o centurião Longino para verificar se ele estava vivo ou morto, cravou sua lança ao lado direito do Senhor, entre a 5ª a 6ª constela, atingindo o coração do Redentor e naquele mesmo momento saiu sangue e água (Jo 19, 33-34). O Coração do Senhor, aberto pela lança do centurião romano jamais se fechou. Poderíamos dizer que através daquela abertura, generosamente e sem cessar, derrama misericórdia, bondade, proteção e forças para as pessoas de todas as gerações, iluminando decisões, santificando a existência, inspirando procedimentos. Já na imagem do Imaculado Coração de Maria, temos a manifestação do Coração da Virgem Maria ao mundo atual. Desta forma, pudemos conhecer do Céu que o Pai e Jesus querem estabelecer no mundo inteiro a devoção ao Imaculado Coração, que encontra fundamento na Consagração e Reparação a este coração, que no final triunfará. O Coração de Jesus está envolto por um arco de espinhos e o de Maria está atravessado por um punhal. Desse modo, esta primeira representação pode sugerir também, um devido e filial cultivo da devoção em conjunto aos dois Sagrados Corações. Um resplendor na parte de trás, em raios de dégradé amarelo
apresenta raios dourados fazendo com que a luz de Cristo esteja sempre presente
em todos os corações. Em cima dos corações a Santa Cruz, significando o sacrifício
que Deus sofreu na Cruz.
Frente do manto: ladeado por orquídeas apresentadas
em ramalhetes em três tonalidades e camadas sobrepostas, bordadas em alto
relevo, simbolizam algo sempre presente na arte cristã: a beleza, a perfeição,
o amor e o crescimento espiritual, transmitindo para a outra pessoa uma mensagem de harmonia e paz. O fundo das orquídeas estão em tons de rosa (sendo a cor uma variação mais clara do roxo, representando uma quebra na austeridade do Advento e da Quaresma, simbolizando a alegria contida, podendo ser usada nos Domingos Gaudete (III do Advento) e Laetere (IV da Quaresma), em tons de dégradé até o roxo (cor do Advento e do Tempo Quaresmal). O roxo no Advento não significa penitência, mas um
recolhimento, uma purificação da vida pela justiça e pela verdade, preparando
os caminhos do Senhor. E na Quaresma, refere-se a uma profunda interiorização num tempo forte de penitência e conversão, jejum e oração.
Broche: em ouro branco e dourado o Símbolo do XVII Congresso
Eucarístico Nacional, que será realizado em agosto de 2016 na cidade de Belém do
Pará, numa flor entalhada pelos jesuítas, presente na Igreja de Santo
Alexandre. Na parte externa da igreja, dos elementos arquitetônicos sobressaem as rosáceas, toscamente esculpidas em pedra e barro pelos próprios indígenas. Este elemento sintetiza a presença, não só dos jesuítas no Pará quando a mão-de-obra utilizada, em uma mistura de elementos culturais diversos, europeus e amazônicos. O broche foi confeccionado na Joalheria Zeus, por Shirley Kerver.
Criação, desenho e fotos: Carlos Amílcar Sales Pereira
Ourivesaria: Shirley Kerver (Joalheria Zeus)
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