domingo, 14 de novembro de 2010

Círio de Nazaré em Bragança 2010

Um espetáculo de fé e de religiosidade em Bragança. Foram as marcas do Círio de Nazaré 2010. Que nesse ano incentiva o conhecimento e o amor pela História de Bragança. É certo que o Círio de Bragança carece de uma fonte escrita que dê conta da real data de sua origem em terras bragantinas. Considero a presença das ordens religiosas e dos períodos de permanência dos Vigários da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário em Bragança como uma possível vista dessa data de origem.

Já o disse, em postagem anterior, que a devoção e o culto a Nossa Senhora de Nazaré já aparece em documento do Ouvidor Geral Feliciano Ramos Nobre Mourão, de 29 de março de 1764, quando a extinta Igreja de São João Batista (igreja jesuítica, local do atual Cruzeiro da Aldeia).

Gostaria de ressaltar pontos importantes dessa manifestação religiosa para a apreciação de todos, já que nesse ano de 2010, o lema do Círio é “Mãe de Deus, ajuda-nos a amar a História de Bragança”.

Segundo relatos orais e conforme nos apontam seguras fontes jornalísticas, a mais famosa e participada festa mariana em Bragança era a de Nossa Senhora do Rosário, padroeira municipal e diocesana. Depois, com a valorização em nível estadual e regional do Círio de Nazaré na capital do Estado, a festa do Círio de Nazaré em Bragança tomou rumos novos e ganhou impulso com a destinação da Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo, CRSP, Padres Barnabitas para a administração da então Prelazia do Gurupi (depois do Guamá e hoje Diocese de Bragança) a partir de 1930.

Se Bragança possui um dos Círios do Pará mais festejados e antigos, isso se deve à organização dessa festa desses Padres Barnabitas que coordenaram as manifestações do catolicismo bragantino a partir da década de 1930 do século XX. Quem pesquisa essas fontes vai perceber a existência de cerca de pelo menos 03 (três) itinerários diferentes. O mais conhecido foi o que é hoje o percurso da Trasladação (do Instituto Santa Teresinha até a Igreja de São Benedito), pelo Centro comercial e pelo Centro histórico. Já na primeira década deste século, a mudança do itinerário correspondeu a uma vontade de abarcar a maior parte das comunidades paroquiais de Bragança, percorrendo cerca de 4 km em perímetro urbano de Bragança, abrangendo os bairros do Centro, Riozinho, Morro, Alegre, Cereja e Padre Luiz, retornando ao Centro. Atualmente o Círio de Bragança é considerado um dos três maiores do Pará graças à mobilização da comunidade bragantina e regional em seu entorno e à divulgação do evento.

Fatos históricos importantes para o Círio de Bragança e para a devoção nazarena em Bragança:

a) O Bispo Emérito de Bragança foi Vigário da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, Dom Miguel Maria Giambelli, que organizou, por exemplo, a descida da Imagem original do “Glória”, altar-mor da Basílica, em 1969, para ficar no presbitério da igreja. Na época, esse evento ainda era feito de forma simples, sem as pompas atuais.

b) Está sob a guarda da Diocese de Bragança a primeira berlinda em madeira do Círio de Nazaré do Pará, trazida de Belém pela Sra. Benedita (Beni) Ferreira.

c) A primeira réplica da imagem original de Nossa Senhora de Nazaré encontrada por Plácido, foi feita para a procissão de Belém, mas não foi escolhida pela Diretoria. Então, no ano de 1969, o então vigário Pe. Miguel Maria Giambelli (atual Bispo Emérito de Bragança) encomendou a peça do escultor italiano Giácomo Mussner, que a fez novamente sem o entalho do manto triangular. A imagem de Belém ficou sendo a imagem sem o manto, ficando a primeira réplica com o manto destinada a Bragança.

d) O Hino Virgem de Nazaré é originalmente um poema de autoria da poetisa paraense Ermelinda de Almeida, sendo musicado, por volta da década de 60 pelo Pe. Vitaliano Maria Vari, barnabita, que era Vigário de Bragança e professor no Instituto Santa Teresinha em Bragança.

e) A Guarda de Nazaré foi criada em 1974 pelo Pe. Giovanni Incampo, barnabita, que foi Vigário da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Bragança e por muito anos provincial dos Padres Barnabitas no Pará.

f) A transmissão do Círio de Bragança pela Rádio Educadora de Bragança (inaugurada em 12 de novembro de 1960) é considerada uma das transmissões pioneiras para eventos dessa natureza, sendo uma idealização de Dom Eliseu Coroli, então Bispo Prelado de Bragança.

Imagens do Círio de Nazaré em Bragança 2010

Fonte: Acervo pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário