terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Programação da Festividade do Glorioso São Benedito, Bragança - 2019

DIOCESE DE BRAGANÇA DO PARÁ
PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

221ª FESTIVIDADE DO GLORIOSO SÃO BENEDITO DE BRAGANÇA
BRAGANÇA (PA), DE 18 A 26 DE DEZEMBRO DE 2019

“SE SOU DEVOTO DE SÃO BENEDITO,
DEVO SER DISCÍPULO E MISSIONÁRIO DE CRISTO.”

PROGRAMAÇÃO

28 de novembro de 2019 (Quinta-feira) – Lançamento do cartaz da Festividade 2019
19h – Missa na Igreja de São Benedito, com a apresentação do cartaz da Festividade 2019.

08 de dezembro de 2019 (Domingo) – Solenidade da Imaculada Conceição de Maria. Travessia da Comitiva de São Benedito da Praia
Conforme o horário da maré, travessia da Comitiva de São Benedito da Praia saindo da Comunidade do Camutá para o cais de Bragança, com acolhida e pregação. Logo após, a imagem será conduzida até a residência do Sr. Danilo César Lima Gardunho.

14 de dezembro de 2019 (Sábado)
11h – Lavagem da Igreja de São Benedito.

16 de dezembro de 2019 (Segunda-feira)
09h – Saída da Imagem de São Benedito dos Campos, da residência da Sra. Beatriz Queiroz, no Bairro da Vila Sinhá, com entrada solene na Igreja de São Benedito.

16h – Saída da Imagem de São Benedito da Colônia da residência do Sr. Osvaldo da Silva Lopes, no Bairro do Taíra, com entrada solene na Igreja de São Benedito.

17 de dezembro de 2019 (Terça-feira)
09h – Saída da Imagem de São Benedito da Praia da residência da Sra. Izabel Pereira, no Bairro Padre Luís, com entrada solene na Igreja de São Benedito.

18 de dezembro de 2019 (Quarta-feira) – Abertura da Festividade de 2019
04h30 – Concentração no Teatro Museu da Marujada, com marujas e marujos vestidos com traje em azul e branco, para conduzir e hastear o mastro no largo de São Benedito.

05h – Alvorada festiva, com dança da Marujada no entorno da Igreja.

Logo após, será servido um café da manhã para marujos e marujas, pelo devoto Antônio José de Vasconcelos Pereira e família.

17h – Inauguração da Imagem de São Benedito do Mirante do Camutá pelo Excelentíssimo Senhor Helder Zahluth Barbalho, Governador do Estado do Pará, com a Marujada de São Benedito.

19h30 – Missa de abertura da Festividade e novena a São Benedito (1º dia), sob a responsabilidade da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

20h30 – Após a missa, ensaio para marujos e marujas, no Barracão da Marujada (Largo de São Benedito), com roupa estampada.

19 de dezembro de 2019 (Quinta-feira)
19h30 – Missa e novena a São Benedito (2º dia), sob a responsabilidade da Paróquia de São João Batista.

21h – Programação Cultural, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura, Desportos e Turismo.

20 de dezembro de 2019 (Sexta-feira)
19h30 – Missa e novena a São Benedito (3º dia), sob a responsabilidade da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus.

20h30 – Após a missa, ensaio para marujos e marujas, no Barracão da Marujada (Largo de São Benedito), com roupa estampada.

21 de dezembro de 2019 (Sábado)
19h30 – Missa e novena a São Benedito (4º dia), sob a responsabilidade do Grupo Beneditinas e Renovação Carismática Católica (RCC).

21h – Programação Cultural, com o Grupo Maní de Urutá, seguido de Almirzinho Gabriel e Deliane Uchôa (show Reggaeria), sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura, Desportos e Turismo.

22 de dezembro de 2019 (Domingo)
19h30 – Missa e novena a São Benedito (5º dia), sob a responsabilidade do Grupo Divina RUAH.

20h30 – Após a missa, ensaio para marujos e marujas, no Barracão da Marujada (Largo de São Benedito), com roupa estampada.

23 de dezembro de 2019 (Segunda-feira)
19h30 – Missa e novena a São Benedito (6º dia), sob a responsabilidade da Comunidade de São Pedro e Encontro de Casais com Cristo (ECC).

21h30 – Programação Cultural, com Alex Ribeiro, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura, Desportos e Turismo.

24 de dezembro de 2019 (Terça-feira) – Véspera do Natal
19h30 – Ladainha cantada pelas Comissões de Esmolações de São Benedito e novena a São Benedito (7º dia), sob a responsabilidade da Diretoria da Festividade.

20h30 – Ensaio geral para marujos e marujas, no Barracão da Marujada (Largo de São Benedito), com roupa estampada.

25 de dezembro de 2019 (Quarta-feira) – Natal de Jesus
08h – Ladainha na Igreja de São Benedito, com as Comissões de Esmolações de São Benedito. A Marujada se veste com traje em azul e branco, em homenagem ao Menino Jesus. Durante o dia, apresentação da Marujada.

12h – Almoço oferecido pela Juíza da Festividade, Ciane Regina Alves Barros, na Sede Casa do Leão (Lions Clube de Bragança), Avenida Nazeazeno Ferreira.

15h – Cavalhada na área do Campo de Aviação Santos Dumont.

19h30 – Missa e novena a São Benedito (8º dia), sob a responsabilidade da Equipe Missa das Crianças.

26 de dezembro de 2019 (Quinta-feira) – Dia de São Benedito em Bragança
07h – Missa Solene da Festividade do Glorioso São Benedito, presidida pelo Excelentíssimo Dom Jesus Maria Cizaurre Berdonces, Bispo Diocesano de Bragança do Pará, no Largo de São Benedito, com novena a São Benedito (9º dia), sob a responsabilidade da Equipe de Liturgia da Festividade. A Marujada se veste com traje em vermelho e branco, em homenagem a São Benedito.

9h – Arrumação e decoração da Imagem do Glorioso São Benedito do Andor, pela equipe responsável.

10h – Leilão da Festividade no Salão Beneditino.

Obs.: Os donativos para o Leilão deverão ser entregues na Secretaria Paroquial ou na Sacristia da Igreja de São Benedito. Os contatos com a Comissão para receber os víveres e reses (bovinos, suínos, caprinos, equino, etc.) deverão ser feitos com antecedência, para as providências necessárias de transporte.

12h – Almoço oferecido pelo Juiz da Festividade, Raimundo do Socorro Ferreira de Souza, na Sede Casa do Leão (Lions Clube de Bragança), Avenida Nazeazeno Ferreira.

15h30 – Louvação a São Benedito, na Igreja de São Benedito, com as Comissões de Esmolações.

16h – Procissão solene com a Imagem do Glorioso São Benedito do Andor, percorrendo o itinerário do Largo de São Benedito, Avenida Visconde do Rio Branco, Travessa Senador José Pinheiro, Avenida Visconde de Sousa Franco, Praça da República, Alameda Leandro Ribeiro, Travessa Coronel Antônio Pedro, Praça da Bandeira, Avenida Nazeazeno Ferreira, Travessa Dom Pedro I e Rua Pinheiro Júnior retornando ao Largo de São Benedito, onde haverá Missa Campal, sob a responsabilidade da Equipe de Liturgia da Festividade.
Após a Missa, haverá a apresentação da Marujada, no Teatro Museu da Marujada.

21h – Programação Cultural, com Toni Soares, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura, Desportos e Turismo.

0h – Encerramento da Festividade com a Marujada no entorno da Igreja de São Benedito.

31 de dezembro de 2019 (Terça-feira) – Apresentação da Marujada
À noite, a Marujada se apresentará no Barracão, com marujos e marujas com traje em azul e branco.

1º de janeiro de 2019 (Quarta-feira) – Dia da Paz e da Solenidade de Maria, Mãe de Deus
08h – Missa Solene em honra a Maria, Mãe de Deus, na Igreja de São Benedito, sob a responsabilidade da Diretoria e Equipe de Liturgia da Festividade. Ao final da celebração, os Juízes da Festividade 2019 passarão os bastões de Juiz e Juíza aos novos Juízes de 2020.

Após a missa, será oferecido um café da manhã para marujas e marujos com traje em vermelho e branco, pelos Juízes da Festividade 2020. Durante todo o dia, apresentação da dança da Marujada.

0h – Despedida festiva da Marujada, no entorno da Igreja de São Benedito.

REALIZAÇÃO:
Diocese de Bragança do Pará
Paróquia de Nossa Senhora do Rosário
Irmandade da Marujada de São Benedito de Bragança

CARTAZ: Márcio Borges (2019).

FOTOS: Márcio Borges e Renato Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário