sábado, 21 de abril de 2012

Documentário "Marujada: Festa de Negros", produzido em Bragança, pela TV Nazaré recebeu Prêmio Clara de Assis da CNBB 2012


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou ontem em Aparecida/SP a cerimônia de entrega dos seus Prêmios de Comunicação 2012, durante a 50ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, que reúne bispos de todas as áreas de sua circunscrição. Um pool de emissoras de televisão católicas transmitiu, ao vivo, às 20h30, a partir da TV Aparecida, a solenidade, em que onde vários profissionais de comunicação foram homenageados e premiados por suas reportagens, documentários e programas de rádio, em várias categorias.
Um grande presente foi a premiação do “Encantos da Amazônia” da TV Nazaré, com o troféu Clara de Assis pela matéria “Marujada: a Festa dos Negros”.


A TV Nazaré foi representada pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, a quem foi entregue o troféu, símbolo do prêmio Clara de Assis. Participaram da produção do programa Ivaldo Sousa, reportagem, e Teresa Marques, edição. Foram premiados os melhores trabalhos publicados entre 2011 e 2012, cujos objetivos coincidam com valores humanos, cristãos e éticos.
Segundo o site da CNBB, tais premiações visam dar destaque e homenagear os trabalhos que ressaltam o papel do ser humano como protagonista das obras e dignificam o seu valor na construção de um mundo melhor, mais solidário e fraterno. Já bastante reconhecidos pelos meios artístico e jornalístico, os prêmios têm como objetivo estabelecer um diálogo entre a informação e cultura com o olhar atento dos profissionais de comunicação que se empenham em retratar o que acontece na sociedade, seja através de denúncias ou omissões da realidade brasileira ou por meio de exemplos da capacidade de construir o bem comum.
O trófeu Clara de Assis corresponde à categoria para televisão dos Prêmios de Comunicação da Conferência Nacional do Bispo do Brasil (CNBB). Os demais são: dom Helder Câmara, para publicações impressas; Margarida de Prata, para o cinema; e Microfone de Prata, para as produções de rádio.

O prêmio: Criado em 1967, é um esforço da CNBB para promover as produções culturais que contemplam os valores humanos, éticos e cristãos nas categorias Rádio, imprensa, televisão e Cinema.
Na categoria Rádio será concedido o “Prêmio Microfone de Prata”, criado pela UNDA Brasil (União de Radiodifusão Católica), hoje Signis Brasil, em 1989, com o apoio da CNBB, com a finalidade de reconhecer a criatividade das produções radiofônicas.
O “Prêmio Dom Hélder Câmara de Imprensa”, foi criado pela Assessoria de Imprensa da CNBB em 2002, e tem como objetivo premiar profissionais da Imprensa escrita. O nome do Prêmio justifica-se porque dom Helder Câmara foi uma personalidade que muito contribuiu para a construção de uma comunicação em estreita aliança com a libertação do homem e elevação dos valores que dão fundamento a uma sociedade justa e igualitária.
O “Prêmio Clara de Assis” para a Televisão, por sua vez, foi instituído pela CNBB em 2005 com a finalidade de premiar produções televisivas nacionais e, o “Prêmio Margarida de Prata para o Cinema” foi criado em 1967 pela extinta Central Católica de Cinema (CNN), da CNBB. É considerado o primeiro prêmio destinado a reconhecer a importância dos profissionais de cinema. Nos mais de 40 anos de sua instituição, se firmou junto à classe cinematográfica brasileira como um dos mais importantes do país.


Confira os prêmios e ganhadores do Prêmio de Comunicação da CNBB deste ano:

Prêmio Clara de Assis: destinado as reportagens e documentário televisivos.
1. Reportagem: Dependência Química ‘Álcool e Crack’
Thiago Rodrigues Tiburcio (TV Senado)
2. Reportagem: Filhos do abandono
Projeto Comunicar (TV PUC-RIO)
3. Reportagem: Lixo: Danos e Soluções
Ioná Marina Moreira Piva Rangel e Lucas Zanin Moreira (Rede Aparecida de Comunicação)
4. Documentário: Marujada – A festa de negros
Ivaldo Souza e Marcos Valério (Rede Nazaré de Televisão)

Prêmio Dom Helder Câmara: Prêmio para os profissionais da imprensa escrita.
1. Reportagem: Extermínio silencioso
Karla Maria (Revista Família Cristã)
2. Reportagem: Meninos Condenados
Jornalista Adriana Irion e José Luis Costa (Jornal Zero Hora)
3. Reportagem: Pacientes convivem com formigas, goteiras e cadáveres em Alagoas
Jornalista Odilon Rios

Prêmio Microfone de Prata: Aos programas e profissionais de rádio do Brasil.
1. Religioso: “Por dentro do Assunto” da Rádio Mensagem 1470 AM de Jacareí (SP). Apresentado por Carlos Alberto Sena e Pe. Ednei Evaldo Batista.
2. Jornalismo: “O Novo Código do Processo Civil – Uma justiça mais rápida” da Rádio Senado FM de Brasília (DF). Apresentado por Luciomar Rodrigues e Assis Medeiros, produção de Rodrigo Resende e texto de Adriano Faria.
3. Entretenimento: “Nossa Igrejas, uma expressão de Fé, Arte e Cultura” da Rádio 9 de Julho, da Arquidiocese de São Paulo (SP). Apresentado pelo Pe. José Renato e Jucilene Rocha.

Prêmio Margarida de Prata: Aos profissionais do cinema.
1. Longa-metragem “As canções” de Eduardo Coutinho
2. Longa-metragem “Diário de uma busca” de Flávia Castro
3. Longa-metragem “Á Sombra de um delírio verde” de Cristiano Navarro Peres
4. Longa-metragem “A música segundo Tom Jobim” de Nelson Pereira Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário