sábado, 14 de março de 2015

UFPA oferta Cursos de Capacitação em Augusto Corrêa e Bragança - do site da UFPA

O Curso de Capacitação para Alfabetizadores, Coordenadores e Intérpretes de LIBRAS visa atender à formação de jovens, adultos e idosos dos municípios de Augusto Corrêa e Bragança, além de oportunizar aos alunos da graduação a formação de professor em Educação de Jovens e Adultos (EJA). As aulas estão previstas para iniciar em abril deste ano,aguardando apenas a assinatura de convênio entre a Universidade Federal do Pará (UFPA) e as Secretarias Municipais de Educação.
O curso tem duração de seis meses e faz parte de um projeto de extensão, fruto de uma parceria entre o Grupo de Estudos de Educação e Alfabetização de Jovens e Adultos (GUEAJA) e os municípios envolvidos, financiado pelo Programa Brasil Alfabetizado.
Para o município de Augusto Corrêa foram abertas 50 vagas, com carga horária de 100h, sendo 40h iniciais e 60h distribuídas ao longo dos outros meses. Em Bragança,são 63 vagas, com carga horária de 200h, sendo 40h presenciais e 160h distribuídas ao longo dos seis meses de curso.
Para a coordenadora do Projeto, professora Joana d’Arc Neves, o curso representa um momento importante para garantir a inclusão de jovens e adultos e a continuidade aos estudos dos alfabetizados, através do Programa. “É um encontro em que se entrelaçam ideias, conceitos, dúvidas, conhecimentos disciplinares e disposição para o desafio da construção de conhecimento sobre alfabetização no nordeste paraense.
Segundo a professora, esta formação de educadores numa abordagem freireana permite enxergar a alfabetização como um processo que vai além do simples ato de conhecer o alfabeto e escrever o próprio nome. “Trata-se de leitura do mundo e de letramento e reconhecimento da língua como prática social, como fundamento ou condição de possibilidade para a efetiva emancipação do cidadão jovem e adulto na sociedade, partindo do respeito à realidade lingüística dos mesmos, no processo de aquisição de leitura e de escrita”, pontuou.

Grupo de Estudos - O Grupo de Estudos de Educação e Alfabetização de Jovens e Adultos (GUEAJA) constitui-se, hoje, como uma linha de pesquisa da EJA, vinculado ao CNPQ e ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Diversidade da Região Bragantina (GEPEDIBRA). Ao longo dos últimos dez anos, o Grupo tem desenvolvido projetos de extensão no campo da formação continuada de professores, no exercício da profissão, nos processos de escolarização de jovens e adultos e nos processos de alfabetização.
Diante do desafio de atuar nas diferentes regiões do Pará, o GUEAJA tem articulado com pesquisadores e grupos de pesquisas de vários campi da UFPA que atuam na Educação de Jovens e Adultos e na Educação do Campo, com o objetivo de pensar e desenvolver projetos superando a extensão territorial, visando o desenvolvimento dos mesmos de uma maneira que provoque novas contribuições sobre a constituição da educação de jovens e adultos para além do processo de escolarização.
“A reflexão sobre as experiências vivenciadas por meio dos projetos, tem permitido a esse grupo o desenvolvimento das propostas pedagógicas que se sustentam a interação com os movimentos sociais e com a Universidade nas diferentes regiões do Estado do Pará, principalmente no Nordeste Paraense, destacou a professora Joana d’Arc.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário