quarta-feira, 30 de junho de 2010

História de Julho

Julho é o sétimo mês do ano no Calendário Gregoriano, tendo a duração de 31 dias. Julho deve o seu nome ao imperador romano Júlio César, sendo antes chamado Quintilis em latim, dado que era o quinto mês do Calendário Romano, que começava em Março. Também recebeu esse nome por ser o mês em que César nasceu.

Julho começa (astrologicamente) com o Sol no signo de Câncer (Caranguejo) e termina no signo de Leão. Astronomicamente falando, o Sol começa na constelação de Gemini (Gêmeos/Gémeos) e termina na constelação de Câncer. No roda do ano pagã julho termina Lughnasadh ou próximo dela no hemisfério norte e no Imbolc ou próximo dele no hemisfério sul. Na Igreja Católica Julho é dedicado ao Preciosíssimo Sangue de Jesus.

Outras denominações

No antigo calendário japonês, esse mês é chamado de fumi zuki (文月). No calendário irlandês o mês é chamado de Iúil e é o terceiro e último mês da estação do verão. No finlandês, o mês é chamado de heinäkuu, que significa mês do feno. Na língua auxiliar Esperanto, o nome do mês é julio. Na língua turca, o nome do mês é Temmuz. Em Galego, língua semanticamente muito próxima do português, o mês de julho é chamado de xullo.

Curiosidades

Julho e Agosto são os únicos meses seguidos do ano que têm 31 dias. Isso aconteceu porque os dois meses prestam homenagem aos imperadores romanos Júlio César e César Augusto e nenhum dos homenageados quis ter um período de homenagem mais curto. Julho é, tradicionalmente, o mês de férias no Brasil, pois a maioria das instituições escolares dão férias aos alunos.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Julho

Nenhum comentário:

Postar um comentário