sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Sistema de Seleção Unificada (SiSU) terá lista de espera

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) das Instituições de Ensino federais terá uma lista de espera após a terceira etapa de inscrições de candidatos. Segundo a nova regra, publicada na quarta-feira passada no Diário Oficial da União, o candidato que não for aprovado na terceira e última fase do Processo Seletivo ao qual concorre terá de confirmar o interesse pela vaga no Curso escolhido. O prazo para manifestar o interesse vai de 9 a 12 de março (exatamente durante a confirmação de matrícula dos candidatos aprovados e convocados após a terceira etapa).

Ao final das matrículas, a Universidade ou Instituto Federal que ainda tiver vagas que não forem preenchidas poderá fazer chamadas posteriores com base na lista de espera, utilizando a classificação dos estudantes que manifestaram interesse de optar pelo curso. Outra novidade é que o sistema permitirá o cancelamento da inscrição dos candidatos aprovados, de forma facultada. Esse aspecto tem o objetivo de evitar a sobra de vagas, segundo estatísticas do Ministério da Educação, que registrou vagas em aberto durante a primeira edição do sistema.

Hoje termina o prazo para a confirmação da matrícula dos candidatos aprovados na 2ª etapa do SiSU, que ofereceu 29.240 vagas para os 550.972 candidatos inscritos. A vaga só será devidamente ocupada após a confirmação da matrícula. As que permanecerem ociosas serão oferecidas novamente na terceira rodada.

A partir da próxima segunda-feira, 1º de março, os estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) poderão se inscrever na última etapa. O prazo vai até o dia 3, e o resultado será divulgado no dia 5. A portaria normativa de nº 6, tem edição de 24 de fevereiro passado e se encontra no link abaixo:

http://www.jusbrasil.com.br/diarios/1581519/dou-secao-1-25-02-2010-pg-13

Nenhum comentário:

Postar um comentário